sábado, 30 de maio de 2009

Primeiro ponto longe de Salvador

O Bahia foi jogar no contra a Portuguesa no Canindé e empatou em 0x0. O Tricolor de Aço conquistou um ponto importante fora de casa, mas poderia ter conseguido os três pontos da vitória. E continua em sétimo no campeonato, próximo do G4.

Um empate contra um dos principais adversários do campeonato não é ruim. Mas jogar com um jogador a mais desde o primeiro tempo e não conseguir a vitória é complicado. Foi um resultado amargo que a equipe precisa esquecer, para voltar com tudo contra o ABC, no próximo sábado em Pituaçu. Os zagueiros titulares Nem e Evaldo não jogarão por estarem suspensos por um jogo, graças a um terceiro cartão amarelo e uma expulsão respectivamente.

sábado, 23 de maio de 2009

No sufoco

O Bahia venceu o Ceará por 1x0 no estádio de Pituaçu, em jogo válido pela terceira rodada da Série B. Cerca de 10 mil pagantes acompanharam uma difícil batalha, onde o Bahia saiu vencedor por detalhes. O gol tricolor foi marcado pelo zagueiro Evaldo de cabeça, aos 15 minutos da primeira etapa.

Assista o gol da partida



A torcida do Bahia não está tão satisfeita com o triunfo de hoje. O Bahia começou a partida indo para cima, mas depois que fez o gol não criou jogadas de ataque com tanto perigo. A equipe cearense teve um volume de jogo maior, mas só no final do segundo tempo conseguiu criar situações perigosas. O goleiro Marcelo, o herói dessas últimas partidas, garantiu a vitória com uma defesa espetacular nos últimos minutos.


Evaldo, o autor do gol ajudou a defesa tricolor segurar a vitória
foto do globoesporte.com

É complicado de explicar a queda de rendimento da equipe. O problema do Bahia pode ser tático. Mas todo torcedor que acompanha o Tricolor de Aço deve estar se perguntando: cadê Beto? Elton faz muita falta, mas ele encontra-se em tratamento para voltar talvez na próxima partida. Agora o atacante titular, que chamava a responsabilidade do jogo, não entra nem no segundo tempo. O pior é ver Alex Maranhão entrar no jogo e Beto permanecer no banco. Isso é muito complicado. Talvez se Gallo escalasse o Bahia com Beto, Paulo Roberto e Reinaldo Alagoano, daria uma movimentação maior no ataque e o time criaria várias oportunidades. O Bahia precisa de alguém pra ajudar Paulo Roberto, ele pegou várias bolas e ficou girando na procura de um jogador para efetuar as jogadas, mas acabou sendo vencido pela marcação cearense que foi firme durante toda a partida.

Agora é esperar o próximo sábado, quando o Bahia enfrenta a Portuguesa fora de casa. Será que a equipe vai render o jogo todo e sair com um resultado positivo? É o que a torcida sonha, mas precisa melhorar e muito o padrão de jogo para conquistar resultados mais satisfatórios.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Um meia chegou

O Bahia finalmente conseguiu contratar um jogador para brigar pela camisa 10. Trata-se do meia-atacante Joelson. O baiano da cidade de Uruçuca tem 28 anos e já jogou em equipes como Cruzeiro, Paraná e Avaí. No primeiro semestre deste ano ele defendeu o Mogi Mirim. Agora a nação tricolor espera que Joelson seja aquele craque para refinar ainda mais o meio campo do Bahia.


Ficha Completa:

Nome: Joelson Santos da Silva

Idade: 28 anos (20/11/1980)

Cidade natal: Uruçuca-BA

Altura: 1,79m

Peso: 78kg

Clubes: Serra-ES (1999), Cruzeiro-MG (2000/2003), Juventude-RS (2001/2002), Avaí-SC (2004), Ituano (2005), Paraná-PR (2006/2007), Avaí-SC (2008), Al Hilal-Arábia Saudita(2008) e Mogi Mirim-SP(2009).

Títulos: Campeonato Capixaba (1999), Campeonato Mineiro (2001), Campeonato Sul-Minas (2002), classificação para a Copa Libertadores da América (2006) e acesso ao Campeonato Brasileiro da Série-A (2008).

domingo, 17 de maio de 2009

Tricolor perde fora

Pra não ficar em branco, temos que falar um pouco das coisas ruins que acontecem. O Bahia perdeu pro São Caetano por 2x1 na sua primeira partida fora de casa.

O Tricolor de Aço não jogou bem e o destaque foi o goleiro Marcelo, que fez verdadeiros milagres dentro da partida. Agora só resta pensar no próximo jogo, diante do Ceará, em Pituaçu. Que será as 16:10 do próximo sábado. A torcida não pode deixar de apoiar o time rumo a primeirona 2010.

sábado, 9 de maio de 2009

Estréia vitoriosa

O Tricolor de Aço estreiou com o pé direito na segundona 2009. Venceu o Paraná por 2x0 e garantiu três pontos importantíssimos para alcançar a tão sonhada vaga na Série A 2010.

O Bahia jogou buscando o gol e marcou o primeiro com o destaque da partida, Paulo Roberto, aos 3 minutos de jogo. O segundo saiu logo depois com Reinaldo Alagoano, aos 20 minutos da primeira etapa. Depois o Esquadrão perdeu inúmeras oportunidades, principalmente depois que o rival ficou com 2 jogadores a menos, expulsos graças a habilidade de Paulo Roberto.

Outra figura importante do jogo foi o lateral direito Dedê. O jogador fez as lembranças de Patrício irem embora totalmente. Com muita velocidade e apoio nas jogadas ofensivas, a nova carta de Gallo promete para o restante do campeonato.

Confira os gols da partida


O Bahia pega agora o São Caetano no próximo sábado, 16, no ABC paulista. A torcida tricolor está esperançosa quanto a subida do Bahia para a primeira divisão.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vamos subir

A segunda divisão do campeonato brasileiro começa hoje, 08/05. Agora as torcidas de 20 times torcerão para seus clubes chegarem à elite do futebol nacional. Mas uma torcida em especial aguarda este campeonato com total ansiedade.

A grande nação tricolor está de pé para torcer pelo Bahia. O gigante está adormecido há muito tempo. Desde 2004 não disputamos a primeira divisão. O apaixonado pelo Bahia não aguenta tanto sofrimento. Agora vários são os fatores que nos enchem de esperança para acordar esse gigante.

Até o ano passado a estrutura do clube era deprimente. O Fazendão tinha campos para amadores jogar, e não profissionais. A cozinha estava acabada. Ainda não sei se existia academia no CT. A estrutura do local não ajudava, talvez por tanta mazela o time não conseguiu ainda voltar a ser o Bahia que enchia o torcedor de alegrias.

O ano de 2009 é outra realidade. Agora três dos quatro campos estão em perfeitas condições de jogo. A cozinha foi totalmente reformada. A estrutura total foi melhorada. Até academia teremos daqui há alguns dias. Um torcedor apaixonado se enche de esperança quando pensa nesses fatores.

Para dificultar nossa realidade perdemos o título baiano novamente. Jogamos bem contra o Coritiba na Copa do Brasil, mas não seguimos em frente. Fatores ruins também aconteceram neste ano, mas o que fica são as coisas boas.

Temos um elenco forte e bem preparado para começar bem esse longo campeonato e, com competência e trabalho, (isso é o que o torcedor espera) estaremos em 2010 na elite do futebol brasileiro.

O gigante quer despertar. No fim do ano, quando o Bahia subir, escreverei um texto saudando o Bahia e a todos os tricolores que amam o esquadrão de aço. Vamos avante esquadrão! Mostra que o teu lema "Nasceu Para Vencer" é verídico. O Bahia descansou alguns anos para voltar a ser um gigante que não perdoa adversário algum. Bora Bahia!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Que seca é essa?

Procurar respostas pro que acontece ultimamente com o Bahia é complicado. Desde 2002 a equipe não conquista um título. O último foi contra o vice na Copa do Nordeste. Já o último estadual foi em 2001.
É certo que depois que o Bahia desceu pra série b em 2003 a equipe não formava um bom time, e por isso o vice conseguiu conquistar vários campeonatos seguidos. Em 2007 o Bahia ainda estava na série c e o rival na b, e por isso, tinha um elenco bem melhor, e foi campeão sem problema algum. Agora ano passado o Bahia foi prejudicado contra o Vitória e contra o Itabuna, e acabou perdendo o título por um gol de diferença em relação ao campeão. Este ano o Vitória ganhou a primeira partida sem questionamentos, mas nessa segunda o Bahia saiu na frente com 2 gols e estava com a mão na taça. Aí Neto Baiano sobe empurrando o zagueiro tricolor, que cai por causa da carga faltosa ,e faz o gol. Depois Cadu é expulso, um lance que poderia ser contornado pelo juíz com apenas um cartão amarelo. E pra finalizar a sacanagem, um lance de em que o ataque do Vitória tava impedido, onde a autoridade maior do jogo marca um pênalti e acaba com nossas esperanças de título. Mais uma vez o Bahia perde um tento prejudicado. Agora é se concentrar na série b e subir pra mostrar que a sorte está novamente do lado azul, vermelho e branco.